sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

RIO AMAZONAS PAG 4

Este rio grandioso: banha a floresta maior do continente sul americano.
É um casal perfeito, entre eles, a parceria é constante. as folhas da grande floresta, recebe do rio a brisa , para a sua refrigeração. Suas raízes, recebem águas riquíssimas em nutrientes. que é um ótimo fertilizante, esta libera seus frutos e suas sementes. Que vão alimentar os peixes e os animais.
Que nas suas águas são abundantes. serve também, para alimentar, o anfíbio primata falante ,que vêem de diversos Paises pesquisar ou Trabalhar, nesta floresta gigante. Aqui como os outros. também , começam a fazer parte deste ecossistema gigante., Cada um com seu interesse de Preservar, ou de desmatar, o que leva a desavenças mais adiante.
Os povos desta floresta, tem pra sua subsistência, os recursos da Mesma, e desse rio gigante. As tribos de índios, são seus principais
Habitantes. e os caboclos adaptados, coletam os frutos silvestres,juntamente com Os animais para parte desta dieta. Para aculinária do lugar e não adianta querer proibir esse costume secular.
Para eles ninguém precisa pensar ou sugerir comportamento preservacionista.
Pois lidar com a natureza e como com ela coexistir, pois lá eles sabem muito
Bem como conservar e para isso estão sempre migrando de lugar .Dando descanso periódico pra floresta regenerar., com isso seus rastros são
Apagados , só levam a história pra contar.
O convívio dos índios com os animais tem aspecto espiritual,e também um outro aspecto social, onde adestrar animais,Não é crime mais um ato de afeto, com os animais que os cercam.
Pois araras e papagaios servem até pra bater um papo e o macaco,se torna seu comensal. Também fazem parte da culinária,o inhambu , o mutum e o jacu ,fazem parte do trivial, a capivara ,o caititu e a anta dá pra alimentar toda a aldeia .Na pesca usam Timbó um veneno indispensável. que, ao ser jogado na água ,causa estorpecimento nos peixes o que
facilita a captura(pesca).A piranha oterror da água parada cai na rede sem briga não dando Nenhuma
Dentada.eles nos ensinaram a pescar e caçar. Mas, a nossa cobiça e os nossos processos de conservar nos fizeram levar a extinção,muitos peixes aves e animais que hoje poderiam nos saciar.

JAC, MINEIRO OUTUBRO DE 2007

.



http://wwwjacmineiro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Canção do exílio !

Jequitinhonha.bogspot.com.br: Ipê amarelo

Jequitinhonha.bogspot.com.br: Ipê amarelo :                                                              ...